Baú do QG – Top Gear 3000

Faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaala galerinha que acompanha o blog, tudo mais ou menos? Bom, após uma preguiçosa e gigantesca férias, o blog vai retomando aos poucos, mas com potência, e depois de um eufórico fim de ano onde tivemos os lançamentos mais aguardados de 2012 (Assassin’s Creed 3, Far Cry, entre outros.) venho dar aquela colherzinha de chá pra você que adora videogames, e em especial, jogos antigos.
A bagaça aqui é simples, o Baú do QG foi criado no fim de 2012, com a intensão de postagens semanais (às quintas-feiras), e eu, o mais másculo da equipe (as bibas aqui da equipe morrerão de raiva), venho dar o Start nessa nossa nova Quest, pra que no fim, você fique por dentro dos jogos que marcaram a época do seu irmão mais velho que colocava um controle desplugado do console, mas que ainda sim você pensava que estava jogando.
Pra iniciar nosso Baúzito, bem aos primórdios da era das cavernas, onde as corridas de carro eram mais emocionantes, eis que surge “O SENHOR” dos jogos de corrida que mais marcaram nossas idas às videolocadoras pra que sempre alugássemos aos sábados pra devolvê-lo na segunda…

Top Gear 3000

Eu até colocaria uma musiquinha de fundo, pois também fiquei arrepiado ao ver essa capa, e ainda sentiria muita inveja daqueles que possuem essa belezinha. O jogo foi o ultimo desenvolvimento da Gremilin Graphics, no qual teve sua publicidade feita pela Kotobuki System (Kemco).
Eu sei que pensou nele quando leu “Gremilin Graphics”
Mas o que tornava o jogo tão especial? Era um jogo  pra Super Nintendo, feito em lindos 16 bits, gráficos de carros que até então não eram comuns de serem vistos na época e sem dúvida, foi um dos que influenciaram a franquia de carros que temos hoje em dia com a câmera acima do carro pegando toda a parte traseira. Quem jogou, jogou, quem não jogou, provavelmente não vai sentir o que sentíamos ao ouvir os roncos dos motores e aquele sonzinho de fundo que nos faziam ficar balançando a cabeça de um lado pro outro. 
Quanto à dificuldade, o inicio do game era simples, fácil, mas com o passar das fases, a porra ia ficando mais séria coisa ia complicando um bocado. Gameplay simples com botão acelera, direcionais, breque e nitro, mas a coisa mudava quando ficava frenético, ou desafiava a coordenação motora de quem colocava no “manual”, pois a marcha seria mudada aos botões, e a frenesia começava quando os dedões pesados apertavam o “nitro”, aí não conhecia um que soltava os dedos do nitro enquanto não deixasse o tanque vazio. Também existia um sistema de password (muuuuuitos jogos na época tinham isso) que marcava a progressão do jogador e era até mais seguro que o próprio Save do cartucho.
Hoje em dia a Kemco Games (Kotobuki System), trabalha com foco em AppStore (da Apple) e Google Play (para Androids) e seu preincipal gênero não poderia ser nada mais, nada menos do que o gênero mais “cabeça” da nossa época RPGzista. Alguns títulos atuais da empresa são bem conhecidos no japão e EUA, e fazem com que a honrosa produtora de games continuasse firme no mercado. O famoso Top Gear 3000 foi finalizado em 1993 e publicado dois anos depois com argumentos voltados pra questões de publicidade.

O jogo de corrida mais famoso da década de 90 foi embasado em um outro lançamento do Nintendo 8-bits (o nintendinho) chamado Rad Racer que também foi um sucesso, e inicialmente, a primeira versão do Top Gear viria para esse console, só que na época, a Kemco bateu seus punhos sobre a mesa e declarou que o jogo seria feito para o Super Nintendo. O primeiro jogo da série chegou para os fanáticos em março de 1992 no japão e alguns meses depois distribuído também no mercado Americano e Europeu (na europa o título foi alterado para Top Racer). 
Uma curiosidade desse primeiro título, é que ninguém sabe dizer onde foi tirada a foto de fundo do Main Menu do jogo, um mistério deixado pelos desenvolvedores, e ao que se sabe, ainda não foi solucionado.
Com o sucesso do primeiro jogo, a Kemco passa a desenvolver o Top Gear II para Super Nintendo e também para Mega Drive (com algumas limitações). Após o sucesso do TP3000, a Kemco começa a ter participações com outras empresas como a Midway Games e a Babylon Software com títulos independentes da série automobilística. Outros títulos conhecidos voltados para Top Gear foram lançados após a sequência 16-bits, marcando também a época do n64 (Top Gear Rally e Overdrive).
Vou encerrando o nosso primeiro Baú do QG por aqui, senão eu não trabalho, e posso ficar falando de Top Gear o resto do dia, pois com certeza foi um título que marcou minha infância e a de muitos outros garotões. 
Já tá acabando???
Queria agradecer o tempinho que depositou relembrando mais um título “das antigas”. Se alguém tiver alguma sugestão de jogo, pode mandar nos comentários. O Baú do QG não será voltado para um console apenas, teremos PC e diversificaremos entre os consoles que fizeram a época da equipe aqui. Caso nos sugiram algum outro título mais antigo ou que marcou outras épocas, iremos fazer matérias com base em pesquisas e jogatinas em cima do título exposto. Aceito críticas (construtivas), sugestões para aprimorar a coluna e interessados em postar matérias para o nosso baú é só entrar em contato conosco através do nosso Facebook clicando aqui.

6 Respostas para “Baú do QG – Top Gear 3000

Deixe um comentário