Especial Metal Gear: Metal Gear (1987)





You don’t have to prove loyalt for your country or your leaders. Just for yourself

“Você não tem que provar lealdade ao seu país ou aos seus líderes. Só a você mesmo” – Solid Snake
É assim que começo a primeira edição de um especial completo sobre Metal Gear.
Bom, no primeiro título da franquia, Meta Gear (1987), lançado para MSX (computadores com arquitetura japonesa, mais utilizados como videogames moderninhos… da época de nossos vovôs 🙂 )  em cartuchos de 0,5MB, exatamente galera, era a mais pura forma de beleza gamistica em seus sólidos 512KiB, imagina a felicidade dos velhinhos (naquela época, os manolos iguais a nós) fanáticos por games, ao poderem tocar em uma dessas relíquias quadradas e pesadas se comparássemos ao que temos hoje.
Ilustração de um MSX (MicroSoft eXtended)
Metal Gear (1987), popularmente conhecido como Metal Gear 1, conta a história de Solid Snake em uma gigantesca base secreta chamada de Outer Heaven, onde o objetivo do mesmo é destruir a base completamente, sem deixar nenhum sinal dela. E como um belo jogo Stealth, tem de evitar ser visto pelo inimigo, pois se não várias bolinhas brancas sairão de suas armas em direção ao Snake, aí meus queridos, só temos uma ação quanto a isso:  

(Coooooooooooooorre! Oía os bixu vino!)

. O jogo é repleto de caixas e esconderijos onde você poderá se salvar, sem contar que quando o jogador é perseguido por sentinelas, e muda de tela para outro cenário, eles não te seguem mais, não mudam de transição, mas ainda sim, não te impede de encontrar surpresinhas, como dar de cara com um sentinela. Com cerca de 1 hora e meia de jogo, para quem vai pegá-lo pela primeira vez, é suficiente para completar o game.

O Game ficou conhecido por ter belos gráficos e uma jogabilidade que até então era novidade para o ano de 1987, depois de tempo acabando com sentinelas, Snake encontra uma sala com um refém que lhe revela quem está o comando e onde fica “The Big Boss”. Logo em seguida, por caminhos que já se caracterizarão por serem “cheio de armadilhas”, como campo minado, Lasers por toda parte, buracos se abrindo pelo chão durante sua passagem pelo mapa, e tem partes que o jogador deve explodir a parede, pois  a porta, por incrível que pareça, não cumpre sua função haha, ou seja, o jogador é trolado todo o percurso final, até que Snake se depara com uma sala que parece queimá-lo quando atravessa por ela (pelo menos é isso o que se entende do gráfico), e antes de atravessar, a assistente do Snake, a Jennifer, liga pra ele e diz: “This is Jennifer… You must RUN fast. … Over!”. Cara, dá vontade de retornar pra mocinha: “Hey! Jennifer, go fuck yourself! Yeahh! Come on… We can burn together? ¬¬” hehe Seria legal se pudéssemos interagir virtualmente com os jogos né! rsrsr
Quando passa pela sala, em uma daquelas transições,  o jogador cai de frente com uma monstrosa máquina, e dois Lasers atrás da máquina. Snake tem que ser rápido, pois tem tempo e precisa se desviar dos ataques dos Lasers, ir diretamente à máquina e dar ataques a ela (de preferência com explosivos, pois é mais rápido). Depois de ser pego por algumas armadilhas, andar numa sala que come seu sangue e tomar Lasersadas na cara, se você não se recuperar, já era!
Após a destruição da máquina, você pensa: “Poxa, acabou?”… E de repente, fica piscando na tela: “EMERGENCY! THE SELF-DESTRUCTION SWITCH OF OUTER HEAVEN HAS BEEN ACTIVATED – ESCAPE QUICKLY.” E agora? Snake corre? Snake chora? Snake liga para Jennifer afim de marcar um encontro? Nãããão!… Snake COOOOOOOOOOORRE!
Quem joga acha que seu objetivo naquele momento é correr, assim como a mensagem reporta, mas ainda não acabou,e quando atravessa para a próxima sala, Big Boss se apresenta: “SOLID SNAKE! YOU FINALLY COME HERE. YEAH, I’M BIG BOSS GENERAL COMANDANT OF FOX HOUND”. Quando ele fala isso meus queridos… irmãããão, só não borro nas calças por falta de fralda geriátrica. Mas Snake é macho… e vamos para mais uma luta.
Assim que começa, você não sabe como derrotá-lo… e outra garota, a Diane, e ela diz o seguinte: “Eu não sei derrotar esse cara, vai ser por sua conta, fui!”… é mais ou menos isso, só que com outras palavras… E a luta começa, o indicado é você ficar se esquivando das balas, e ir retrucando com o máximo que puder… e em pouco tempo, acaba com ele.
Após a derrota de Big Boss e a descoberta de que Snake foi totalmente manipulado durante sua jornada, o deixando com cara de sonso, você caminha para uma sala onde tem 3 escadas longas, e duas delas, estão quebradas no meio do caminho, o que faz de quem escolhe uma errada, um cara trolado. Veja o incrível fim:

Próxima matéria: Metal Gear 2: Solid Snake (1990).
Abraço a todos e espero que tenham gostado.

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